Cabo Verde é um país cheio de surpresas

Um país, 10 viagens inesquecíveis!

Cabo Verde é um país africano composto por 10 ilhas, localizado na região central do Oceano Atlântico. A cerca de 570 quilómetros da costa da África Ocidental, as ilhas cobrem uma área total de pouco mais de 4.000 quilómetros quadrados.

9 das ilhas são habitadas e dotadas de uma beleza e diversidade incrível, que nos dão a sensação de ter 9 países dentro de um!

As ilhas do Barlavento, mais a norte são as seguintes:

A segunda maior ilha e a mais verde. Com paisagens incríveis é a ilha ideal para caminhadas, trekking nas montanhas e momentos de conexão com a natureza, com um ambiente ainda muito puro e pouco turístico. A esta ilha apenas podemos chegar de barco, através da ilha de São Vicente
A ilha da cultura, da música e do Carnaval! Na cidade capital do Mindelo, com a sua imagem muito colorida ao estilo colonial, permite longos passeios, usufruindo da fantástica praia da Laginha com o Monte Cara como pano de fundo, o mercado do peixe e outros mercados tradicionais e sempre animada com música ao vivo. Percorrendo o resto da ilha, podemos usufruir das vistas panorâmicas do Monte Verde, mergulhar na agua cristalina da Baía das gatas, onde acontece o festival mais imponente da ilha ou simplesmente disfrutar da cozinha local num dos muitos restaurantes da ilha. A melhor altura para visitar esta Ilha é o Carnaval, que se transforma num “pequeno Brasil”!

Desabitada

Uma das ilhas mais “intocadas” pelo desenvolvimento turístico, possui uma beleza sem igual, com os seus montes verdejantes e as vistas que podemos usufruir, a partir do Monte Gordo que ostenta com os seus 1312m. Esta ilha vive da atividade agrícola e é também muito forte da cultura do Carnaval e muitos dos grandes músicos do país são originários de São Nicolau.

O destino perfeito para desportos de mar, relaxe, sol e passeios com visitas às atrações principais da ilha (salinas, grutas e piscinas naturais, pontão, miragens de Terra Boa ou a vila piscatória de Palmeira) ou atividades mais radicais como passeios de buggy ou quads pelas dunas e deserto.

a ilha do arquipélago mais próxima do continente africano. Por isso o clima e a paisagem são marcadamente influenciados por ventos secos e quentes do Sahara. Com praias paradisíacas, dunas e os seus grandes hotéis all inclusive, é o destino perfeito para quem pretende recuperar as energias! Tal como o Sal, a Boavista é um dos destinos preferidos das tartarugas marinhas Caretta Caretta para desova.

As ilhas do Sotavento, menos ventosas E mais a sul são:

Uma das ilhas mais planas, dispõem de praias incríveis com grandes areais. Uma ilha ainda muito pouco desenvolvida em termos turísticos, onde conseguimos encontrar marisco e um ambiente familiar muito convidativos!

A ilha maior e a mais africana. Aqui se encontra a cidade da Praia, Capital do país e a Cidade Velha, que é património da Humanidade da UNESCO. O interior da ilha é rico em agricultura e paisagens verdes e no norte da Ilha encontramos o Tarrafal, com uma baía de sonho e a antiga prisão política. Nesta ilha, cada vez mais forte em eventos culturais, podemos descobrir mais sobre a história do país e não faltam locais interessantes para visitar!

A ilha do vulcão! Marcado por várias erupções, tendo a última sido entre 2014 e 2015, nesta ilha podemos ter a experiência de subir um vulcão ou passar uma noite na paz e silencio que a cratera de Chã de Caldeiras nos oferece. A paisagem da ilha mostra-nos duas partes totalmente distintas: a sul, seca e árida onde podemos encontrar a cidade de São Filipe com as suas praias de areia negra e a norte, húmida e fértil, muito propícia à agricultura, onde são proeminentes as vinhas que dão origem ao único vinho do Fogo e as plantações de café, o produto mais forte que a ilha nos oferece.

É a ilha mais pequena habitada em Cabo Verde. O seu relevo é bastante acidentado, sendo a ilha, a mais montanhosa no seu conjunto. Só é possível visitar de barco, desde a Ilha do Fogo.

Cabo Verde tem uma influência muito grande da Europa, principalmente devido ao fenómeno da diáspora/ imigração que desde há muito leva habitantes a saírem do país, quer para estudarem ou trabalharem, muitos deles voltando ao seu país passados alguns anos, trazendo uma miscigenação que faz deste lugar único no mundo!

A cultura e tradições cabo-verdianas são marcadas pela qualidade musical com a enorme variedade de estilos próprios que vão desde a morna, à tabanka, funaná, coladeira, batuko ou mazurka; uma gastronomia muito rica; e uma morabeza, palavra apenas existente em crioulo, que representa a arte de bem receber que todos sentimos ao visitar este país!

Venha conhecer e deslumbrar-se com cada uma das ilhas deste povo ciroulo, onde a Cabo MICE o pode ajudar a produzir os eventos mais extraordinários em qualquer uma das ilhas!

©CaboMICE – 2018-2022. Todos os direitos reservados.

Messenger icon